A cozinheira

quinta-feira, 27 de março de 2014

Torta Simples de Maçã

Oi Pessoal
Sábado, passei a tarde em casa, descansando (porque fim de mês só dá pra fazer isso mesmo!) quando o Homem-doim me pediu um doce… e o que fazer? Preguiça sem fim de ir ao supermercado, daí fui vasculhar o armário e a geladeira e encontrei duas maçãs, leite condensado, trigo… pensei logo numa torta. Queria uma receita fácil e simples então misturei assim: A massa do Caldeirão da Bruxa Solar e o creme de confeiteiro que eu costumo usar nas minhas receitas, digo que ficou muito boa essa torta! Mas se eu tivesse mais maçãs, faria um purezinho e colocaria no fundo da torta, ficaria com mais gosto de maçã!
Vamos lá para a receita:
torta-simples-de-maçã-03
Ingredientes:
Massa:- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 gemas
- 100g de manteiga a temperatura ambiente
- 2 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Creme:
- 1 caixinha de leite condensado
- 500ml de leite
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 gemas
- 2 colheres (sopa) de essência de baunilha
Cobertura:
- 2 maças fatiadas fininhas
- suco de meio limão
torta-simples-de-maçã-01
Modo de Preparo:
Massa: Coloque a farinha de trigo e a manteiga numa tigela e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o restante dos ingredientes até que fique uma farofa úmida. Num assadeira (de preferência de fundo removível) despeje a massa e vão apertando e modelando no fundo e nas laterais da assadeiras até forrar por completo. Fure a massa com o garfo e leve para assar em forno alto por cerca de 20 minutos, até ficar dourada. Retire e deixe descansar por uns 15 minutos.
Creme: Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar antes de usar (eu fiz o creme antes da massa, para ir esfriando).
Montagem: coloque todo o creme na massa assada, fatie as maçãs bem fininhas e misture com o limão espremido (evita que ela preteje), arrume as fatias de maçã por cima do creme e leve para gelar, por cerca de 2 horas antes de servir.

0 comentários: