A cozinheira

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Costelinha ao Barbecue

Oiiiiii
Esta semana, fui ao açougue e me deparei com uma linda peça de costelinha de porco. Não resisti e trouxe para casa! Há tempos tento fazer uma costelinha perfeita (do meu ponto de vista) e acho que acertei! Ficou exatamente como eu queria, o sabor, a carne macia e bem assada, saindo do osso… ai ai!! Ficou uma delícia!
costelinha-ao-barbecue-03
Ingredientes:
- 1 costelinha de cerca de 1,5kg
- 2 dentes de alho amassados
(os ingredientes abaixo são na medida que você gostar)
- páprica picante
- Tempero do Tio*
- shoyo
- karo
- molho barbecue (usei o Heinz que é levemente picante)
costelinha-ao-barbecue-02
Modo de Preparo:
Pegue a costelinha e espalhe bem com as mãos (esfregando por toda a peça) o tempero do tio e a páprica picante. Faça o mesmo com o alho amassado. Coloque a peça com os temperos secos dentro de um saco plástico, lambuze o Karo por cima e o shoyo. Feche muito bem o saco plástico, sem ar, e chacoalhe. Deixe tomar gosto por 24 horas.
Numa assadeira, coloca a peça de costelinha e pincela barbecue. Leve para assar em fogo bem baixo, sem cobrir, por cerca de 3 horas (até que fique macia, suculenta e bem assada por dentro). Enquanto a costelinha está assando, pincele mais barbecue de vez em quando (cerca de 3 vezes).
Para servir, pincele barbecue por cima (uma boa quantia) e corte na junta dos ossos.
costelinha-ao-barbecue-07
* esse tempero do Tio vende de pacotinho, é indicado para carnes, principalmente churrasco. Nele tem: sal grosso, orégano, pimenta calabresa e mais alguns temperinhos secos que eu não sei muito bem. Vou fotografar e colocar aqui!
costelinha-ao-barbecue-05

4 comentários:

São Ribeiro disse...

Essa costelinha ficou mesmo uma delicia.
Mesmo ao meu gosto.
bjs

Ana Claudia disse...

Hummmm, delicia de costelinha, assim que eu gosto, dessa forma, saindo do osso. essas cebolas estão um luxo.
Beijinhos
Aninha

Martin disse...

Olá, estou organizando uma festa de aniversário e queria saber se você poderia me ajudar. Eu queria saber se você sabia churrasqueiros de contratar para a festa. obrigado

Unknown disse...

Que bom que gostaram... essa foi a melhor costelinha que eu já fiz! Adorei muito! rs