A cozinheira

domingo, 9 de maio de 2010

Moqueca de Peixe e minha primeira Panela de Barro!!!

Primeiramente, que o Dia das Mães de todas as mamães tenha sido  mais que perfeito, com muita alegria e rodeada dos filhos, netos e tudo o que tem direito!!! Feliz Dia das Mães especial para minha, que me passou o gosto pela cozinha… moqueca-de-peixe-02

Bom, faz tempo que quero uma panela de barro e ontem eu ganhei uma! Fiquei muito feliz e é claro que eu tinha que estreiar né! então fiz uma Moqueca de Peixe para o Dia das Mães, que é o prato que eu mais amo fazer e que modéstia parte fica muito bom!!! Não sei se o modo como eu faço é o correto, mas não fica longe de ser… rspanela-de-barro

Realmente a panela de barro dá outro sabor na moqueca, você consegue sentir os sabores de todos os ingredientes de maneira suave e o pirão feito com o caldo que se forma, fica muito mais saboroso, além de que… a moqueca chega borbulhando à mesa! Acompanha de um arroz branco é o almoço perfeito!!

panela-de-barro-02

“Tratei” minha panela como li em um blog o modo de fazer, se alguém tiver um jeito difernete, por favor pode colocar aqui nos comentários. Antes do primeiro uso, lavei muito bem e deixei secar bem. Daí, mede meio copo (100ml) de óleo de cozinha, leva a panela ao fogo médio e vai pincelando esse óleo, até que a panela absorva todo ele. Dizem que pode colocar alguns dentes de alho, para dar um aroma, mas não teve muita diferença, rs. Depois deixei ela esfriar e ela ficou sequinha!

panela-de-barro-03

Agora segue a receita da Moqueca de Peixe:

moqueca-de-peixe

Ingredientes:
- 8oog de filés de mapará (pode usar cação, badejo, pescada o peixe de sua preferência)
- suco de 1 limão
- 1 pimentão verde em rodelas
- 1 pimentão vermelho em rodelas
- 1 pimentão amarelo em rodelas
- 2 cebolas em anéis
- 2 tomates grandes em rodelas
- 200gr de azeitonas pretas
- 2 vidros de leite de coco
- 50ml de azeite de dendê
- 50ml de azeite de oliva
- 1 pimenta dedo de moça ou 5 pimentinhas malaguetas inteiras
- sal e pimenta a gosto
- coentro em pó

pirão-de-peixe

Modo de Preparo:
Tempere o peixe com o suco de limão, sal, pimenta, deixe tomar gosto por 30 minutos.
Numa panela de barro grande (ou em uma panela normal mas grossa), regue metade do azeite de oliva e espalhe bem pelas laterais. Monte camadas: a cebola em rodelas, os pimentões coloridos, os tomates em rodelas, as pimentinhas malaguetas, sal a gosto, coentro em pó a gosto, os dois vidros de leite de coco e 2 colheres (sopa) de azeite de dendê). Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos.
Os legumes vão murchar bem, quase metade da altura, e formar um bom molho. Então coloque os filés de peixe por cima, as azeitonas pretas, e regue com o restante do azeite de oliva e de dendê. Tampe a panela novamente, e deixe cozinhar por mais 20 minutos (depende do tempo de cozimento do peixe).
Quando o peixe estiver cozido, desligue o fogo e retire umas duas xícaras (chá) do caldo que formou na panela e junte umas 4 colheres (sopa) de farinha de mandioca, mexa bem para formar o pirão.
Sirva a moqueca com arroz branco e o pirão de peixe e seja feliz!

moqueca-de-peixe-03

12 comentários:

Patrícia Gomes disse...

Wow, que delícia e que vontade me deu. Mas acho uam pena fazer moqueca só pra mim, já marido não gosta nem de ouvir falar em peixe e cia. Uma pena...

Xerinhos
Paty

Geise Ferreira disse...

Ai Carina!! Até eu que tô enjoada babei!! Panelinha de barro... Que delícia!! Adorooooo!!
Chegou meu prêmio hoje!! Cheguei em casa, minha mãe já tava fazendo um dos pacotes de arroz; estou maravilhada!! Tem arroz aqui que eu nem conhecia!! E a mochila, então? Ótima!!! Vou postar no blog e depois, fazer um post especial, falando de cada tipo de arroz. E não se preocupe: quando tiver uma receitinha especial; vou te mostrar!!
Obrigada, obrigada!!!! Tô super feliz!!!Bjsssssss

Cantinho da Jana!!! disse...

Olá Carina...maravilha sua receitinha.... quanto a cura da panela de barro vou te contar como faço e sempre deu certo. Essas panelas são bem fáceis de rachar, então a cura deve ser bem feita...

coloque bastante óleo ou banha na parte de fora da panela, e nas tampas, e deixe descansando no sol bem forte por pelo menos 4 horas, até a panela absorver toda gordura. Depois deixe a panela dar uma esfriada, encha de água e coloque no fogo beeemmmm baixo, quando soltar fervura deixe uns 15 mim. e desligue.
Nunca coloque a panela vazia no fogo, nunca dê choque térmico, e NUNCA comece com fogo alto deixe pelo menos uns 3 min. antes de aumentar o fogo.
Comecei um blog ha pouco tempo se quiser da uma olhadiha la que falo disso...http://janainamechi.blogspot.com/2010/04/moqueca-de-pintado-na-panela-de-barro.html
abçs
janaína

Cantinho da Jana!!! disse...

Oi Carina...que bom que gostou, muito obrigada pelos elogios, mas estou só começando nesse mundo dos blogs...tomara que ainda fique legal... mas como amooo cozinhar...rsrs

Quero te fazer uma pergunta, não sei se você sabe a respeito, mas estou a procura de aprender assim como você...
Além das panelas de barro, comprei umas de pedra e até hoje não fiz a cura. Você sabe se o procedimento para panela de pedra é o mesmo??? Porque elas são tão bonitas que estou até com medo de usar e rachar...rs
Se puder me ajudar...

Grata...

Unknown disse...

Oi Carina,

A queima da panela de barro deve ser feita exatamento da maneira que vc fez.

forte abraço

Gilcemir

Vitória-ES

menina408 disse...

Carina, eu ganhei hoje a minha panela de barro , comprei numa loja especializada em panelas e a moça me disse que era para eu untar toda a panela por dentro e por fora e o fiz com azeite de oliva extra virgem, bem untada mesmo panela e tampa e depois levar ao forno baixo e deixar por uma hora. A minha esta la, faz uma hora que desliguei o forno, vou deixar esfriar completamente e depois vou por ferver com agua e azeite para tirar mais o gosto e depois disso vou fazer a sua maravilhosa receita, ja comprei os files de peixe e tudo. Aqui no Parana, nao temos o costume de cozinhar nessas panelas mas eu acho muito interessante. Obrigado por compartilhar suas receitas e suas experiencias.

Unknown disse...

Olá!!!
que legal... você vai amar, porque a moqueca fica muito melhor na panela de barro!!
depois me fala se ficou boa.
abraços

Unknown disse...

Oi eu untei minha panela de barro mais ficou com cheiro forte que faço pra tirar esse cheiro

Unknown disse...

Olá
realmente o cheiro continua... ele vai saindo com o tempo, conforme você for usando.
Depois da segunda vez que eu usei a minha o cheiro já tinha saído totalmente.
abraços

Unknown disse...

Gente, curei minha panela de barro com óleo novo. Porém ficou com um cheiro horrível de óleo velho! Já fervi com vinagre, deixei de molho com bicarbonato de sódio, fiz uma sopa, que por sinal ficou com gosto horrível. Emfim, tem como salvar minha panela? Me ajudem, por favor.

Anônimo disse...

Bom dia! Eu comprei 1 travessa de barro. Fiz a cura delas. E elas ficaram com cheiro ruim de gordura velha. Coloquei porção nelas e deu gosto ruim também. O que faço para recuperá-la? Grata.

Unknown disse...

OI Pessoal
nas respostas anteriores tem algumas dicas de como curar a panela de barro.
Mesmo depois de tratar, é bom seguir a dica da menina408 de encher a panela com água e levar em fogo baixo até ferver. Jogar a água fora e depois lavar.
Daí é só usar.
Espero que dê certo.